Como Descomprimir arquivos de pacotes zip ou rar ? (Compactados)

Introdução:

Quando se diz Baixar um arquivo é a mesma coisa que dizer Fazer Download do arquivo. Isto significa que o arquivo em questão será transferido do computador do site em questão para o seu computador. Se o arquivo for muito grande, esta transferência pode levar mais tempo, se for pequeno pode ser muito rápida. Por isso, costuma-se compactar o arquivo a ser baixado. Um arquivo compactado pode conter vários arquivos ou apenas um. Após o término da transferência é preciso descompactar o arquivo. Este tempo de transferência depende também do tipo de sua conexão e outros fatores.

Download:

Para começar a baixar o arquivo, siga a instrução do site, geralmente clicando no local indicado para o arquivo desejado. Uma pequena janela vai se abrir e nela você deve informar que deseja salvar o arquivo e indicar a pasta na qual ele será salvo. É muito importante você memorizar esta pasta na qual ele será salvo, pois assim que terminar a transferência, você precisará abri-la. Aguarde o download terminar e abra a pasta do arquivo (para fazer isto, clique em Meu Computador, depois em Disco C:, e vá clicando nas pastas até chegar na pasta desejada).

Descompactando:

Estando a pasta aberta, localize o arquivo. Na maioria das vezes os arquivos baixados da Internet são do tipo compactado (zip) ou executáveis (exe), embora possam ser de qualquer outro tipo. Para os arquivos executáveis, basta clicar neles que eles mesmo fazem o que tem que ser feito. Já os compactados, devem ser descompactados primeiro. Para descompactar um arquivo compactado, é preciso ter um programa próprio para descompactar arquivos.

Para saber se você já tem um descompactador no seu micro, basta clicar (ou duplo clique) no arquivo zip, se abrir uma janela com o nome Abrir Com possivelmente você não tem um, neste caso, feche esta janela e providencie um descompactador (veja instruções abaixo). Caso contrário, o arquivo foi aberto pelo programa de descompactação, falta agora você mandar descompactar ou extrair. Informe a pasta para qual o arquivo será descompactado e memorize o nome desta pasta. Quando ele terminar a descompactação, feche este programa e abra a pasta e siga as instruções. Freqüentemente vai existir um arquivo chamado leia-me.txt ou parecido, clique nele e leia as instruções contidas.

Descompactador:

Existem vários disponíveis na Internet de uso gratuito. O mais famoso de todos é o Winrar.  

Faça aqui o download:

Download do Winrar

extrair arquivos ChefProducent

Após o término da instalação, você já está apto a baixar arquivos compactados e descompacta-los clicando neles.

VÍDEOS DE REFERÊNCIA: