326 anos de Curitiba: A cidade de encantos e sabores

326 anos de Curitiba: A cidade de encantos e sabores

Nos últimos anos Curitiba tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico. São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e visitantes sentirem-se em casa, tanto para conversar com os amigos, sair com a família e, até mesmo, ter contato com a cultura e gastronomia local.

A capital paranaense conta com a Linha Turismo, ônibus que roda por diversos pontos turísticos em toda a cidade. Ela opera diariamente, com saída inicial na Praça Tiradentes, no centro da cidade.

Além disso, a cidade conta com um ótimo sistema de transporte coletivo, com uma grande quantidade de taxis e com serviços de mobilidade urbana com carros particulares.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está a Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992. Em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com a Pedreira Paulo Leminski.

326 anos de Curitiba: A cidade de encantos e sabores

Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON. Ele é um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde a forma do anexo conferiu ao MON o apelido de “Museu do Olho”.

326 anos de Curitiba: A cidade de encantos e sabores

Parques

Os parques curitibanos, reconhecidos em todo o país, são uma atração à parte no roteiro de lazer. O Jardim Botânico é um dos lugares mais conhecidos. Inspirado nos jardins franceses, o local tem com uma grande estufa, onde conta com muitas flores e plantas nativas, além de belos corredores, com espaço para piqueniques e reuniões.

O Parque Barigui é outro ponto de encontro curitibano. Lugar preferidos dos amantes de esportes ao ar livre, o parque conta com uma área verde grande, além de um centro de convenções, restaurantes e bares. Já o Parque Tanguá conta com um dos pôr-do-sol mais bonitos da cidade, e tem ainda duas pedreiras unidas por um túnel, que pode ser atravessado a pé por uma passarela sobre a água.

326 anos de Curitiba: A cidade de encantos e sabores

Gastronomia

Se os turistas buscam um pouco de agitação, a avenida Vicente Machado, o Shopping Hauer e a rua Trajano Reis são ótimas opções. Nelas, os curitibanos e turistas se reúnem na rua para saborear os mais variados preparos gastronômicos e chopes artesanais da região.

Nos endereços, destaque para unidades do WhataFuck Hamburgueria, principal casa de hambúrgueres artesanais da cidade, e para o Sirène, maior rede de Fish & Chips da América Latina.

Outros complexos gastronômicos que valem uma visita são o FRESH Live Market e o Lounge Batel, que reúnem ótima gastronomia, drinks, cervejas artesanais e muita música.

Por fim, em meio a agitação do centro, os turistas podem encontrar na Rua 24 Horas, um lugar para se alimentar e conhecer mais um ponto turístico tipicamente curitibano.

Com um mix de sabores em seus mais variados restaurantes, a Rua 24 Horas se transformou em um polo gastronômico, onde é possível fazer todas as refeições durante o dia. No endereço, destaque para o Bávaro Chopperia & Hamburgueria, para o Pezzo Italian Food e para a casa de sanduíches artesanais James Hill.

326 anos de Curitiba: A cidade de encantos e sabores